quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

25 anos

Antes que 2011 acabe, não quero deixar de fazer aqui uma primeira referência aos meus "primeiros" 25 anos de fotografia.
Foi em 1986 que fiz a minha primeira incursão nesta área: o meu primeiro rolo (a preto e branco), a minha primeira revelação de película e a minha primeira revelação/ampliação em laboratório. Foi em Santarém quando frequentava o Curso de Agentes de Desenvolvimento Sociocultural (que durou dois anos entre formação teórica e trabalho prático) no módulo “Audiovisuais”. Este “grupo de trabalho” era composto por um representante de cada concelho do Distrito de Santarém (22 no total). Eu estava em representação de Sardoal.
Do rolo exposto, tínhamos de selecionar uma imagem e ampliar em formato 18x24 cm. Os trabalhos foram alvo de uma exposição no final do módulo. Curiosamente o meu trabalho selecionado era uma ideia, um pensamento, uma imagem que simbolizava algo, uma representação.
Três cadeiras vazias numa sala, representavam uma reunião de presidentes de câmara que supostamente deveriam ter aparecido para um debate sobre cultura mas que devido á tão pouca importância que esse tema era na altura, não compareceram. Discutia-se, nesse tempo, a necessidade das câmaras terem alguém com formação nesta área, numa altura em que as grandes (e quase únicas) preocupações autárquicas eram os esgotos, as águas, as estradas…


Neste módulo também tivemos o desafio de realizar um diaporama com diapositivos, vulgo slides, com dois projetores em simultâneo, banda sonora em fita magnética e unidade de fundidos. Tínhamos 3 rolos de 36 exposições cada um para esse trabalho. O tema era “o nosso concelho”. Passei uma semana a preparar os temas e a fotografar e mais outra a montar a sequência toda e a fazer as gravações.
Dos 22 diaporamas realizados, tinham de ser selecionados dois para serem exibidos numa reunião de acompanhamento com todos os presidentes das câmaras do distrito. Foram selecionados os diaporamas de Almeirim e… Sardoal.

Ironia do destino: nessa reunião não esteve presente ninguém da câmara do Sardoal.

Sem comentários:

Enviar um comentário