terça-feira, 5 de abril de 2016

Jornalismos

Achei interessante o comentário do diretor do semanário regional "O Mirante" (JAE), na ultima página da recente edição em papel de 31 de março.
E diz ele, sobre a nova vertente "on line" que pretende para o seu jornal, que (...)os editores e patrões da imprensa precisam de acertar contas com o futuro.
A prova de que nem tudo é só mudança, e de que algumas mudanças são para pior, está na republicação da foto da deputada Odete Silva, falecida recentemente, que alguns jornais de âmbito nacional copiaram da edição de O MIRANTE sem citarem a fonte ou darem os créditos merecidos e obrigatórios.
Toda a gente fala do regabofe que anda por aí nas redes sociais, em que qualquer pato bravo se arma em jornalista copiando as notícias e republicando com pequenas alterações, mas nas redacções dos jornais de referência trabalha muita gente que não conhece as regras ou está instruída para as ultrapassar sempre que acha caminho livre para a impostura(...).

Concordo com JAE. Eu entendo as suas palavras.
Mas confesso que não consigo esconder a minha perplexidade porque, na mesma página, na rubrica "Foto Revista", encontrei publicadas, duas fotografias da Procissão dos Fogaréus, no Sardoal, (uma delas amputada da sua forma original) assim como órfãs (como foi a republicação da fotografia da deputada Odete Silva nos outros jornais).
Mas como tenho a certeza de que foi apenas uma distração ou esquecimento, republico aqui essas fotografias com a informação de que foram retiradas duma página do facebook e que são da minha autoria.
No entanto deixo aqui o meu agradecimento publico ao jornal O Mirante, por ter reconhecido alguma qualidade nas minhas fotografias e tê-las publicado. 




Sem comentários:

Enviar um comentário