domingo, 2 de janeiro de 2011

A cortina

No Sardoal, o ano de 2010 despediu-se com nevoeiro, envolvendo a mudança do calendário numa áurea de mistério e magia como que escondendo alguma apreensão pelo ano que se aproxima.


É como se estivesse a esconder, através da sua cortina, o que nos reserva 2011, de bom e de mau. Aumento de impostos, redução do poder de compra, apreensão pelo futuro, novos modelos de gestão do orçamento familiar, mais desemprego…


Mas gostava também que essa nuvem escondesse mais esperança, mais felicidade, mais solidariedade e sobretudo, que nos despoletasse um maior esforço e interesse para o outro lado que a vida nos pode proporcionar de bom: ouvir mais música, ler mais livros e jornais, ver mais cinema, participar mais em movimentos associativos de causas culturais, sociais, etc ou seja, termos as ferramentas para sermos mais críticos e mais exigentes em relação ao que nos rodeia.


Quanto mais nos empenharmos na nossa própria formação enquanto indivíduos, maiores são as possibilidades de conseguirmos encontrar uma saída para nós e para este país.


A propósito, no Sardoal, 2011 terminou o seu primeiro dia envolto com a luz do sol. Será um indício de esperança?












Sem comentários:

Enviar um comentário