sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Morreste-me

A fotografia não tem tabus. Não pode ter.
Publiquei aqui há pouco tempo um texto e uma fotografia em que a temática é a morte.
Por um bocado de terra é uma sátira ao dinheiro.
À forma como se pode empregar esse dinheiro: comprando uma sepultura, neste caso, a nossa própria sepultura.
Acredito que incomode alguns e deixe outros a questionar-se sobre o meu estado emocional. Aconteceu, basta ver os comentários à fotografia no site onde está, o 1000imagens.
Agora encontrei esta iniciativa.
Um simpósio e um Concurso de Fotografia sobre o LUTO.
Não quis deixar de o divulgar aqui. É que isto anda tudo ligado. Lembro-me por exemplo que Chamusca há alguns anos também realizou o “Congresso sobre a Morte”.
Isto tudo porque há dias, uma amiga dizia-me no meu (nosso) local de trabalho, que era uma atenta visitante deste blogue porque gostava muito das minhas fotografias. Mas logo de seguida disse: excepto, claro, aquelas do cemitério tiradas ao nascer do sol.
Dessas não gosto muito. Tratam da morte.
Expliquei que o objectivo era apenas tratar deste tema sem preconceitos e que “o sol quando nasce não é mesmo para todos”.





Deixaste-te ficar em tudo. Sobrepostos na mágoa indiferente deste mundo que finge continuar, os teus movimentos, o eclipse dos teus gestos. E tudo isto é agora pouco para te conter. Agora, és o rio e as margens e a nascente; és o dia, e a tarde dentro do dia, e o sol dentro da tarde; és o mundo todo por seres a sua pele.

José Luís Peixoto, Morreste-me


"Morreste-Me" - Exposição de Fotografia sobre o Luto é um concurso de fotografia inserido no Simpósio Luto a realizar nos dias 17 e 18 de Março de 2011 nos Hospitais da Universidade de Coimbra e organizado por: AHSC – Associação de Humanização em Saúde de Coimbra, SAER – Serviço de Assistência Espiritual e Religiosa dos HUC, Associação dos Médicos Católicos de Coimbra, Associação dos Enfermeiros Católicos de Coimbra, Comissão Diocesana da Pastoral da Saúde, Coordenação das Capelanias Hospitalares da Diocese de Coimbra, SPES Saúde – Serviço Pastoral do Ensino Superior na vertente da Saúde.

Links


Sem comentários:

Enviar um comentário