domingo, 23 de agosto de 2009

PortugALL

Não é só no ALLgarve. É em todo o PortugALL. Colocamos placas de sinalização para os perigos e depois… já está. Não temos de nos preocupar com mais nada. Tá avisado, tá avisado. As pessoas que leiam e que não venham cá com coisas e com mais isto e mais aquilo e tudo o resto. Mas particularizando agora, se o ALLgarve não tivesse praias, justificavam-se todas as campanhas governamentais e os rios de dinheiro que se têm gasto em promoções “lá fora” pagando a “artistas” internacionais para fazerem fotomontagens com o mar e as praias como protagonistas? É caricato que se “convidem” os estrangeiros a visitar as nossas praias estando estas pejadas de “avisos de derrocadas” e de sinais de alerta para o perigo da costa. Há aqui qualquer coisa que me diz que continuamos a trabalhar no (mau) marketing, na imagem e o resto que se lixe. Se a meio de uma auto-estrada vimos um aviso de que a 1 km está um buraco, sabemos do perigo que corremos. Mas o que nós queríamos é que numa auto-estrada não existissem buracos. E é aí que a porca torce o rabo. O buraco está lá durante meses mas… está sinalizado…! Resumindo, antes de fazermos onerosas campanhas internacionais (cujo custo sai dos nossos bolsos) não deveríamos primeiro arrumar a casa e criar condições para “vender férias de verdade”? Para finalizar deixo apenas uma questão: se as pessoas que infelizmente morreram em ALLbufeira fossem estrangeiras, com o reflexo internacional que isso traria, o futuro do ALLgarve seria o mesmo? Será que as campanhas internacionais passariam a ser do tipo “ ALLGARVE, VENHA E VERÁ QUE SE PERDERÁ POR ESTAS PRAIAS". (As fotos foram captadas em Peniche, este verão)

2 comentários:

  1. Mesmo com a placa em mau estado, consegue-se ler "Não aproximar - arriba em erosão", mas mesmo assim há quem não veja e arrisque lançar-se sobre o muro. Depois acontecem certas tragédias e a culpa é da Câmara Municipal que tem as placas em mau estado.

    André Lopes

    ResponderEliminar
  2. Sobre o assunto, penso como a seguinte anedota, que creio eu, define um pouco, mas bem, o espírito português, infelizmente: Eu ponho uma jarra à porta de casa com um papel a dizer "podem levar", e ninguém lhe toca; se lhe meter um papel a dizer "vende-se por 10€", depressa a jarra desaparece; se a jarra cair para o chão e se partir, a culpa daquilo é do governo e tem que se indemenizar o antigo dono e a pessoa que a levou. Concluindo, penso que mesmo que o letreiro estivesse em boas condições, com luzes e buzinas e tivesse lá escrito: "não venha para aqui por isto pode cair a qualquer momento", alguém por certo diria que "eu vou lá porque não vai acontecer comigo".
    Abraços e desculpas pelo longo comentário

    ResponderEliminar