Está sempre presente um olhar muito pessoal, um pensamento, uma ideia, uma opinião ou uma critica, sempre que espreito através do visor da máquina fotográfica.
terça-feira, 29 de setembro de 2009
Ver para querer II
Ainda e sobre manipulação de imagem, lembrei-me de que tinha guardado a capa e uma página do interior da revista ÚNICA, do Expresso, no mês de Novembro de 2005.
Foi uma surpresa para mim que um jornal de referência que me tinha habituado ao melhor fotojornalismo, pudesse publicar uma fotografia assim, deliberadamente photoshopada.
E mais estranho ainda porque a revista faz parte do “pacote”, isto é, não é vendida separadamente, o que quer dizer que não estava em competição com as revistas “cor-de-rosa”, essas sim frequentemente a usar tal expediente digital para sobreviverem.
A entrevista era com Alexandra Lencastre.
Vendo a capa, reparei que a actriz ainda estava muito bem conservada.
Lá por dentro uma outra foto muito idêntica à da capa mas… sem grandes manipulações.
Para que não haja dúvidas aqui ficam as duas imagens, a da capa e a do interior.
Veja você as diferenças. Até lhe retiraram o sinal natural que esta actriz sempre mostrou, no lábio superior, junto ao nariz.
Em nenhum lado havia referência ao retoque digital feito para a capa da revista.
Não registei o autor das fotos mas para isto também não interessa. Não creio que tenha sido ele a fazer tal trabalho.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Este caso não é nada de especial ao pé da sessão erótico-gargalhada da Cinha Jardim e da filha para uma revista masculina, em que o photoshop lhe deu uma plástica gratuita, parecia que tinha pele de bebé... só não percebo se são critérios editoriais ou pedidos pessoais das interessadas...
ResponderEliminar