sexta-feira, 18 de junho de 2010

Festas, comemorações e outras opções!

Devo confessar que aqui na nossa região, algumas coisas estão a mudar.

Para melhor, claro.

Falo do conceito de festas, por exemplo.

O fim de semana passado, que incluiu o feriado do dia 10 de Junho é bem o exemplo disso.

Conheço a realidade local/regional e andei por ai, a aproveitar o que de melhor a região me oferecia.

Dia 10 - Constância - Encontros do Cantar Diferente com Pedro Barroso e convidados (ver post anterior). Excelente. Dos melhores das 12 edições já realizadas.

Dia 11 - Barquinha - Orquestra Ligeira do Exército com... fogo de artificio ao sabor da música. Excelente.

Dia 12 - Barquinha - VOILÁ (Argentina). Excelente.

Também é nestas alturas que me lembro das "Comunidades Urbanas disto e daquilo", "Entidades Nacionais e Regionais do Turismo", "Associações de Municípios Daqui e Dali", que podiam, e deviam, rentabilizar estes recursos culturais ajudando a promover mais que um espectáculo na região mas...

Esta companhia veio a Portugal fazer apenas uma exibição, em V.N. Barquinha.

Teria ficado muito mais barato e muitas mais pessoas teriam desfrutado desta performance se alguém fizesse o seu trabalho...

Barquinha fez o seu. Quem não o fez?

Boa aposta, Barquinha!

Pode ficar com inveja daquilo que eu e muitas mais pessoas viram aqui .

Mais informações sobre este projecto .

Dia 13 - Abrantes - ANAQUIM e LINDA MARTINI. Excelente.

A aposta de Abrantes nas novas bandas nacionais (Diabo na Cruz, Noidz, Kwantta, entre outros) é uma prova de que se podem fazer umas festas tradicionais promovendo o que de melhor se está a fazer no panorama nacional musical com qualidade. E isso pode promover uma região. E isso é bom. Para todos, claro.

Dia 14 - Abrantes - KAVIAR e XUTOS E PONTAPÉS + fogo de artificio

Pena os horários não terem sido respeitados. Ouvi KAVIAR (banda local) a caminho do recinto... mas pelo que ia ouvindo, a coisa promete... e fazer a primeira parte dos Xutos... é louvável!

XUTOS deram-me o prazer de sentir o nosso bom rock português. Foi muito bom.

Quanto ao fogo de artificio penso que aqui a nossa "ambição" é sintomática do nosso país.

Com aqueles recursos, uma produção deste tipo exigia mais entrega na sua concepção: uma ideia apenas! É a concepção de espectáculo que ainda temos dificuldade de conceber e produzir. Poderíamos fazer muito mais do que acompanhar, com foguetes no céu, algumas canções muito conhecidas num grande PA.

As fotos que aqui vos mostro dizem respeito apenas aos Xutos e Pontapés.

É que este fim de semana, desculpem-me aqueles que vêm aqui só á procura de fotografias, estes dias foram de... fruição.

A máquina fotográfica só saiu do saco neste dia e ao longe, sem grandes preocupações técnicas ou estéticas.

Estava-me a custar colocar outro post sem fotografias... :-)

Numa apreciação geral, de tudo o que eu vi na região através das estratégias recentes dos nossos Municípios vizinhos diria que, (aproveitando o seu próprio e feliz slogan):

"Barquinha, Non Stop, please..."

Por cá, pelo Sardoal, não sei o que se passou, mas pareceu-me muito precipitada a decisão de terem sido totalmente anuladas todas as iniciativas que iam decorrer na Praça Nova durante três dias, logo após o temporal ao fim da tarde do primeiro dia, quinta-feira.

3 comentários:

  1. é verdade, xutos foi muito bom :)
    ass: gémeas sardoal

    ResponderEliminar
  2. Infelizmente não fui à Barquinha, mas gostava de ter ido ver "Voilá"...Nunca pensei que este modelo de festas desse certo numa região destas, interior, onde as pessoas ainda gostam de grandes concertos, mas ainda bem que errei na previsão e que as festas da Barquinha são o sucesso que são. é bom saber que há quem queria inovar.

    Das Festas de Abrantes, gostei da aposta nos novos nomes de bandas portuguesas como Carminho, Diabo na Cruz, Anaquim e Linda Martini. Quatro concertos com grande qualidade.

    Em relação às festas de S. António em Sardoal, também não percebi a ideia de anularem logo no primeiro dia os festejos por causa do mau tempo. Até porque só choveu no 1º dia, em todos os outros esteve sol. Precipitaram-se...

    Forte abraço
    André Lopes

    ResponderEliminar
  3. Além de seres um excelente fotógrafo, estás atento ao que se passa na região. Parabéns por este belíssimo blog. Abração.

    Pérsio Basso

    ResponderEliminar