segunda-feira, 23 de julho de 2012

Pontos de vista

Já é antiga e continua interminável, a discussão sobre a veracidade da fotografia enquanto elemento de comunicação e informação.
E sem referir propriamente, a manipulação digital que está ao alcance de qualquer um.
Refiro-me ao ponto de vista, claro.
Mas é como tudo.
Se tivermos 10 jornalistas a cobrir um acontecimento, teremos também 10 versões mais ou menos diferentes, na forma como a história será construída e contada.
E já não falo sobre os órgãos de comunicação social (ou grupos económicos) aos quais eles pertencem.
Hoje nas notícias das 20 horas, a RTP passava uma reportagem em forma de homenagem aos bombeiros e à organização da Proteção Civil, com depoimentos de pessoas que agradeciam o apoio prestado por estes.
Ao mesmo tempo, na SIC, a opinião era unânime. Populações e responsáveis autárquicos apontavam o dedo à forma como a Proteção Civil respondia a estes dias de intensa atividade de combate aos incêndios.
Resta-nos a nós, descodificar isto tudo e formar a nossa própria versão dos acontecimentos.
Talvez por isso os nossos governos não tenham muito interesse em investir na educação.
Um povo educado, com bases, investe no pensamento.
E isso pode ser mau, claro.


1 comentário:

  1. É verdade Paulo concordo em pleno contigo... a realidade que se vive é prova disso mesmo, infelizmente. Mas para contrariar estes momentos em que tudo fica turvo e cinza descobri e partilho este desafio http://fatmumslim.com.au/here-it-is-photo-a-day-august-challenge-list/ que não passa disto mesmo ... um desafio para todos os dias de Agosto... pelo menos enquanto olhamos à nossa volta e pela objectiva adiamos os pensamentos mais... incomodativos. BJ a todos aí em casa.

    ResponderEliminar