terça-feira, 4 de janeiro de 2011

3 anos

O essencial é saber ver,
saber ver sem estar a pensar,
saber ver quando se vê,

e nem pensar quando se vê,
nem ver quando se pensa.
Fernando Pessoa

Coincidência ou não, acabei agora de ultimar, já dia 4 de Janeiro, um trabalho académico sobre o tema "A Comunicação através da Imagem e a Linguagem Fotográfica".
E este trabalho tem tudo a ver com este blogue.
Quer na temática quer no dia em que foi ultimado.
É que este blogue fez ontem dia 3, três anitos.
Ainda está no inicio da sua vida, assim o espero.
Um grande obrigado a todos quantos têm passado por este espaço que no fundo é uma casa de partilha de ideias, de lamentos, de criticas e sugestões, de subjectividade...

Sempre que queiram entrem.
Estão á vontade.
A casa é vossa também.

E sobre a objectividade da fotografia muito se tem debatido.
E claro que não existe objectividade. Cada foto integra sempre a visão pessoal do fotógrafo, a sua formação profissional, a sua técnica, a sua cultura, a sua vivência, a sua personalidade, o seu ponto de vista, o seu lado, a sua marca!  


É este o grande motivo porque estou aqui, nesta minha nova aventura. Gosto de fotografia e faço-o desde novo. Sobretudo a registar o que me rodeia, seja para publicar em algum sitio por encomenda ou solicitação amigável seja porque me apetece. Para começar vou fazer textos pequenos e publicar algumas fotografias. Fotografias que podem ser "mentirosas". Logo que colocamos o olho atrás do visor... já estamos a "manipular" ou "mentir". Porquê esse ângulo e esse enquadramento? Porque sim. Porque fui eu que escolhi. E porque escolheste este? Porque quis dar a conhecer este lado. E porquê esse lado? Porque é aqui onde penso estar o interesse da coisa.
Paulo Sousa - Objectivo ou subjectivo? - primeira inserção no blogue http://objectivasubjectiva.blogspot.com/
3 de Janeiro de 2009

Sem comentários:

Enviar um comentário