segunda-feira, 5 de outubro de 2009

A Polémica de verão em França

Guillaume Chauvin e Rémi Hubert são dois jovens de 23 e 22 anos respectivamente que “baralharam e voltaram a dar” no mundo da fotografia em França: foram os protagonistas da mais recente polémica nesta área. O trabalho desenvolvido por ambos que incidia sobre a “precariedade dos estudantes” foi amplamente reconhecido e obteve o 1º prémio do Sexto Grande Prémio de Foto Reportagem, para estudantes, do prestigiado órgão de informação, Paris Match. O prémio constava de 5000 € para eles e mais 5000 para a escola que frequentavam. A escola recebeu os seus 5000 € mas a eles foi-lhes retirado o prémio, (depois de lhe ter sido entregue) logo após terem explicado que eram eles os protagonistas das fotos de reportagem, ou seja, não havia reportagem: eles é que construiram as cenas que apresentaram a concurso. Paris Match não gostou de "ser enganado" e vai daí retira-lhes o prémio. Segundo eles, apenas queriam “chamar a atenção das consciências sobre a ambiguidade das fotografias de informação". O que resultou desta “provocação” é que a sociedade francesa ficou dividida: impostores ou artistas contemporâneos? Este trabalho foi amplamente “esmiuçado” na revista francesa Reponse Photo de Setembro último. Estudantes do curso de Arts-Deco de Strasbourg, tiveram como professor, que acompanhou e defendeu o trabalho, Alain Willaume, prestigiado fotografo representado pela galeria VU’ que assumiu o gesto artístico e politico destes alunos. Uma coisa é certa. A fotografia está a mudar. E todos os dias. Curiosamente Grant B. Romer, representante da “Casa George Eastman” – Museu Internacional da Fotografia de Rochester, NY, (http://www.eastmanhouse.org/ ) entre muitas coisas referiu na Golegã, no passado dia 3, no âmbito da 2ª Semana da Fotografia sobre o tema “A fotografia nos Museus da Fotografia, questões para o séc. XXI” (aguardar post, por favor), que “o mundo está sempre a mudar, quer na forma como fazemos as coisas, quer as próprias designações e sobretudo o nome que damos a essas coisas.” Deixo aqui apenas algumas das fotos e respectivas legendas dos trabalhos apresentados a concurso. Vídeo da entrega do prémio http://guillaumechauvin.fr/index.php?/projects/a/ Comunicado do Paris Match http://www.parismatch.com/Actu-Match/Medias/Actu/Derniere-minute-107416/ Aceitam-se opiniões.

3 comentários:

  1. Vim convidar você para conhecer meu novo Blog: Menina Da Lua e pegar o selinho de inauguração.

    Beijo.

    Jacque

    ResponderEliminar
  2. bem interessante... faz lembrar um pouco a expressão "engana-me que eu gosto"... no fundo, se a imagem também vive de alguma ilusão, o que é real ou admissóvel também varia nos dias de hoje...

    (gostava de saber qual foi a revista, para ver o artigo da fotografia poética)

    ResponderEliminar
  3. Caro PAULO SOUSA
    Muito obrigado pela informação, já consegui contactar o amigo Conde Falcão.
    Estou-lhe muito grato por me dar a conhecer este lamentável acontecimento em França.
    Ainda bem que os dois alunos confessaram o embuste.
    Lamento que o tal "professor" os tenha levado a simular a tal reportagem. Sempre achei que o professor deve ser também um formador de homens para o amanhã.
    Estive com atenção ao video e nota-se perfeitamente que os dois rapazinhos estavam nervosos e super envergonhados por toda aquela tramoia.
    Fotojornalismo não liga nada bem com mentira.
    Abç
    G.J.

    ResponderEliminar