segunda-feira, 22 de novembro de 2010

A Casa das Alba

Um dia depois do GETAS ter comemorado os seus 28 anos de vida, o grupo estreou no passado sábado, 20 de Novembro, a sua última produção teatral : “A Casa das Alba” de Federico Garcia Lorca, encenada por Rafael Vergamota.

Claro que passei por lá, quer para registar fotograficamente para o boletim “O Sardoal”, quer pela ligação que tenho com o grupo.

E gostei bastante desta nova produção. Voltei a ver gente a representar pela primeira vez e bem, (sempre um apanágio deste grupo) e vi um espectáculo digno da qualidade a que o GETAS nos tinha vindo a habituar (embora sem a grande surpresa previamente anunciada como “uma coisa como nunca se viu por cá”).

É muito bom saber e constatar que o GETAS está vivo e que o trabalho que eu e muito mais gente teimámos em continuar mesmo quando nunca apareciam listas para os seus corpos sociais, foi proveitoso para o Sardoal e para todos os que têm podido usufruir das suas produções culturais.

Parabéns a todos os intervenientes em geral e em particular para a Tânia Falcão (grande prestação), para a Natália e para a Cristina que me surpreenderam pelas suas também excelentes prestações em palco.

O espectáculo repete dia 26 deste mesmo mês. Acompanhe tudo em www.getas.pt .

PS 1 – O ambiente desta encenação é feito apenas recorrendo à iluminação de velas pelo que a captação de imagens está muito dificultada.

PS 2 – Deixei a sugestão na altura. A parede que fica em frente da maioria dos espectadores não mereceu grande atenção nesta encenação. Senti-me sempre na sala do Centro Cultural Gil Vicente (avisos legais fluorescentes, extintores, quadros brancos de utilização polivalente, ombreiras da porta em branco, parede em tijolos, etc) e nunca na "Casa das Alba".

(Este espectáculo tem a particularidade de ter várias pessoas a desempenhar os mesmos papeis, consoante as suas disponibilidades pessoais, pelo que a minha apreciação anterior diz respeito apenas ao espectáculo a que assisti).

2 comentários:

  1. Apenas uma pequena correcção - O texto de Garcia Lorca é: "A casa de Bernarda Alba" e não “A Casa das Alba”. pode parecer uma chamada de atenção ridícula mas faço-o porque acompanho o seu blogue e sei que é pessoa que prima pela exactidão. Aliás tenho quase a certeza que não será um equivoco seu. :)
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  2. Caro Miguel, tem toda a razão.
    Este post teve como base a divulgação e promoção que o GETAS fez para esta produção.

    http://getas.pt/getas/?q=content/teatro-casa-das-alba

    ResponderEliminar