quinta-feira, 12 de março de 2009

A pré-campanha

O Sardoal já respira campanha eleitoral autárquica. Já são conhecidos os principais candidatos à Câmara Municipal pelas duas forças políticas que provavelmente, irão disputar a liderança do concelho nos próximos 4 anos: o PS e o PSD. E até já encontramos cartazes de pré-campanha do PS, com a fotografia do candidato entre o símbolo do poder autárquico, o pelourinho, e a "representação teatral" de Gil Vicente (painel de azulejos) como que já a ensaiar o papel de presidente de câmara. Fernando Vasco já se mostra nas muitas esquinas, cruzamentos e outros locais com de impacto visual. Mas o que me surpreende nesta primeira “investida” é o facto de o candidato trazer a sua condição académica antes do seu nome. Acena-nos por aqui e por ali, o… Dr. Fernando Vasco! E surpreende porque é a primeira vez que vejo esta forma de aparecer em cartazes de propaganda eleitoral, com o apêndice da condição académica colada ao nome. Não me lembro de ver cartazes do “Professor Cavaco Silva”, ou do “Doutor Mário Soares”, ou mesmo do “Engº José Sócrates” (embora aqui possa compreender o porquê), tanto mais que Fernando Vasco já exerceu funções de chefe de gabinete do secretário de Estado da Administração Interna e de assessor do secretário de Estado da Protecção Civil. Está nos meandros destas coisas, portanto. Tal facto não lhe devia passar ao lado. É que esta coisa não é linear nem uma condição para ser uma pessoa mais reconhecida. Todos conhecemos pessoas que sem qualquer habilitação média ou superior são um poço de cultura, conhecimento e humildade e outras que têm elevados graus académicos e são, perdoem-me a expressão, umas bestas (com o devido respeito e pedido de desculpas a estes bichos que não têm culpa nenhuma). Sugeria eu assim, que nos próximos materiais de propaganda o PS retirasse o tal… “Dr.” Retirem esse apêndice e vão ver que fica muito melhor na fotografia. Fica mais próximo do povo. Digo eu, claro, que não percebo nada destas coisas.

2 comentários:

  1. A primeira da mudança foi mesmo introduzir o Dr. no cartaz. Enfim...

    ResponderEliminar
  2. O povo gosta é de doutores e engenheiros! Gosta de levar nas "ventas", o que é que queres!!!

    ResponderEliminar