terça-feira, 7 de abril de 2009

A Semana Santa no Sardoal

Gosto muito do Sardoal. Nasci e trabalho cá e sempre contribuí para o engrandecimento cultural desta terra. Faço parte do GETAS quase desde a sua origem, vai para bem mais de 20 anos. Muitas horas ocupadas em prol do desenvolvimento cultural e artístico deste concelho (e não, não fui o único). E foi aqui que comecei a fazer as minhas primeiras fotografias de reportagem, primeiro com uma máquina emprestada pelo amigo Luís Gonçalves (uma Yashica de telemetro) e mais tarde com uma Zenith comprada em segunda mão. O GETAS comprou entretanto um laboratório a preto e branco ao Sr Jorge. Era tudo artesanal (o ampliador tinha sido construído por ele). Tinha de esperar que o pessoal fosse todo embora da sede do GETAS, o "Atrium", para que pudesse montar tudo e ampliar as fotos para o boletim com mesmo nome. Vendo agora a coisa de longe tenho, em registo fotográfico, mais de 23 anos de história e cultura sardoalense. E Semanas Santas estão cá muitas, devidamente documentadas, a preto e branco e a cores, em negativo e agora em digital. Mas agora deixo-vos com algumas imagens de anos recentes. O trabalho de digitalização está a fazer-se aos poucos. Estas imagens foram escolhidas aleatóriamente de entre os três discos rigidos ( 2 terabites) que tenho aqui ao lado e que constituem o meu arquivo digital mais recente.

3 comentários:

  1. Imagens fabulosas, Paulo! És um mestre e uma grande inspiração...!!

    ResponderEliminar
  2. Paulo. Este ano não pude estar presente nesta caminhada de Cristo até ao Calvário tão bem sentida no Sardoal. O Armando Cardoso esteve por aí mas acho que não andou a fotografar.
    Fotos bem sentidas com o carinho que pões neste momento.
    Obrigado por seres meu seguidor num dos meus blogs. Espero que gostes e que te sirva para alguma coisa. Esse é o sentido do blog. Divulgar não só o que se passa no mundo da fotografia aqui e lá fora com explorar o trabalho de fotografos de todos os tempos. Foi pensado para os meus alunos do curso de fotografia que estou a dar mas julgo que tem interesse para todos os andam por estas áreas. Sem esquecer os "Classicos" vou dar, aos poucos, preferência á fotografia contemporânea
    Abraço e vai dando notícias
    António

    ResponderEliminar
  3. Paulo, gostei muito desta última série em Sardoal, todas as fotos foram muito bem realizadas, cada qual com seu aspecto inusitado ou sensível. Grande abraço do Brasil.

    ResponderEliminar